Jogo Matemático – Multiplicação com linhas

Vídeo aula do Jogo Matemático “Multiplicação com linhas” que foi adaptado para a turma do 3º ano da Escola Fractal Kids. Neste vídeo faremos nosso próprio jogo utilizando materiais que temos em casa.

TEMA: INTRODUÇÃO À MULTIPLICAÇÃO

OBJETIVOS/HABILIDADES: Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito. Resolver e elaborar problemas de multiplicação com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

REGRAS DO JOGO MATEMÁTICO “MULTIPLICAÇÃO COM LINHAS”:

1. Jogo para dois ou mais jogadores. Cada jogador terá o seu tabuleiro e escolherá duas cores diferentes para usar e uma canetinha.

2. Na sua vez, lance dois dados. Escolha um dado para representar uma cor (por exemplo a cor vermelha) e outro dado para representar a outra cor (por exemplo a cor azul).

3. Desenhe no seu tabuleiro a quantidade de linhas que representa a quantidade de pontos que você obteve no dado. As linhas de cores diferentes devem se cruzar, portanto escolha uma cor para desenhar as linhas na horizontal e a outra cor para desenhar as linhas na vertical.

4. Quando as linhas se cruzam elas se encontram em um ponto. Faça com a canetinha os pontos de encontro das linhas.

5. Conte a quantidade de pontos que foi formada. Esta será a sua pontuação. Vence a rodada o jogador que tiver a maior quantidade de pontos. 6. Vence o jogo “MULTIPLICAÇÃO COM LINHAS” o jogador que tiver ganhado a maior quantidade de rodadas.