Jogo Matemático – Seixos – 2º ano

Vídeo aula do Jogo Matemático “Seixos” que foi adaptado para a turma do 2º ano da Escola Fractal Kids. Neste vídeo faremos nosso próprio jogo utilizando materiais que temos em casa.

TEMA: IDEIAS ASSOCIADAS À ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.

OBJETIVOS/HABILIDADES: Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

* REGRAS DO JOGO *

OBJETIVO DO JOGO: Ser o primeiro a conseguir 30 sementes de feijão.

1. Um dos jogadores coloca as 9 peças no tabuleiro, 3 na casa 2, 3 na casa 7 e 3 na casa 9. Esta ação é considerada como a primeira jogada.

2. O outro jogador escolhe uma das casas em que estão as peças. Retiram-se todas as peças da casa e as distribui NO SENTIDO HORÁRIO, uma a uma, nas casas seguintes, a partir da casa consecutiva à escolhida sem pular nenhuma.

3. CONTA-SE OS SEUS PONTOS, somando a quantidade de peças existentes na casa na qual foi colocada a última peça, pelo algarismo desta casa. A quantidade de pontos obtida será a quantidade de grãos de feijão que o jogador pegará para si.

4. Passa-se a vez para o outro jogador que procede do mesmo modo, podendo escolher qualquer uma das casas em que tiver peças. 6. Joga-se até atingir 30 pontos, ou seja, até obter 30 grãos de feijão.